CASE VWCO

Negócio: Fabricante de automóveis.

Desafio: Avaliação de conforto de um veículo longo combinado a partir de um modelo em sistemas multicorpos e validação modal com dados experimentais.

Solução: O desenvolvimento de um modelo de veículo completo utilizando o MSC.Adams/Car para avaliações de ride. O modelo inclui todas as características dos sistemas de suspensão dianteira e traseira, direção, pneus e rodas e massa suspensa do cavalo e massa suspensa do reboque e do semi-reboque e uma modelagem simplificada da suspensão dos implementos rodoviários. Através dos dados obtidos em testes experimentais foi realizada a validação modal e varredura em freqüência do modelo no MSC.Adams/Car. A partir da utilização da norma ISO-2631 foram realizadas análises para avaliação do nível de conforto do veículo e a influência das características de alguns elementos da suspensão primária no conforto do veículo.

Resultados: Identificação de ajustes em parâmetros dos elementos de força da suspensão primária que melhoravam os níveis de conforto do veículo.