Estabilidade e Controle Direcional de Veículos Automotivos (Dirigibilidade) – (DIN030)

Este treinamento tem o objetivo de introduzir os conceitos de estabilidade e controle direcional de veículos automotivos, apresentar os principais subsistemas envolvidos no comportamento direcional de veículos e como representá-los, definir os principais parâmetros envolvidos e avaliar o efeito da geometria de suspensão e direção no comportamento direcional.

Tópicos:

  • Introdução
    • Definição do problema de dirigibilidade
    • Grandezas associadas à dinâmica lateral
  • Modelos de pneu para estudos de dirigibilidade
    • Mecanismo de geração de força lateral
    • Torque auto-alinhante
  • Modelos do sistema de direção
    • Modelo considerando a entrada como o esterçamento imposto ao volante (fixed control)
    • Modelo considerando a entrada como o torque no volante (free control)
  • Modelos de veículo para estudos de dirigibilidade
    • Modelos planos
    • Modelos com rolamento aproximado do chassi
    • Modelos com inclusão da suspensão
  • Análise do comportamento lateral de veículos
    • Estabilidade
    • Comportamento em regime permanente
    • Comportamento transitório
  • Tendência de esterçamento
    • Definição do gradiente de esterçamento
    • Métodos de obtenção do gradiente de esterçamento
  • Efeito da suspensão e sistema de direção no comportamento lateral de veículos
    • Definição dos parâmetros relevantes
    • Análise do efeito dos parâmetros de suspensão e direção

Bibliografia básica:

  • Fundamentals of Vehicle Dynamics; Gillespie, T.D. SAE, 1992
  • Apostila Dinâmica Veicular; Costa, A. 2003
  • Car Suspension and Handling; Bastow, D., Howard, G., 1993

Bibliografia complementar:

  • Manual “Running Analyses in ADAMS/Car”
  • Simulation Von Kraftfahrzeugen; Rill, G., 1994